investigação de sucesso, Conheça 3 técnicas infalíveis para uma investigação de sucesso

Conheça 3 técnicas infalíveis para uma investigação de sucesso

Mesmo que você nunca tenha contratado o serviço de um detetive particular, certamente já deve ter ouvido relatos de quem já viveu essa experiência. O ramo da investigação atrai uma série de pessoas, até mesmo aquelas que já são formadas em cursos como o de Jornalismo e Direito, por exemplo. Sabe-se que para atuar com casos investigativos é preciso ter raciocínio rápido e boa memória. Porém, vai muito além disso. O detetive precisar aprender os macetes exigidos pela profissão, bem como métodos que são essenciais para chegar aos resultados esperados por quem o contratou. Pensando nisso, separamos uma lista com 3 técnicas infalíveis para quem deseja realizar uma investigação de sucesso.

Discrição e imparcialidade

Antes de mais nada, a discrição é uma característica fundamental para o trabalho de um detetive particular. Procurado para os mais diferentes tipos de investigações, ele deve colher o máximo de informações e provas eficientes sem levantar nenhuma suspeita.

O detetive também precisa ser imparcial em qualquer situação, agindo com profissionalismo e deixando as emoções ou opiniões pessoais de lado. Claro que em alguns casos isso é praticamente impossível, mas para que a investigação ocorra como o planejado, torna-se primordial. Portanto, ser discreto e agir com imparcialidade são os primeiros passos para colocar as técnicas em prática.

1. Identificar mentiras por meio do comportamento

Não se atente apenas a fala de quem está sendo avaliado, como também aos movimentos corporais que ele faz enquanto fala. Cabeça baixa, mãos inquietas, suando, entre outras análises. Você pode ver um exemplo claro na série Lie To Me, que foi ao ar em janeiro de 2009 na Fox Broadcasting Company e já foi exibida em diversos canais abertos como Globo e Rede Record. Os personagens são responsáveis por detectar fraudes e mentiras através da linguagem corporal e expressões faciais do interrogado.

2. Questionamentos plausíveis e estratégia de abordagem

É necessário ter estratégia para abordar o possível envolvido. Afinal, diferente do que acontece quando se trata de um caso policial, legalmente ninguém será obrigado a prestar depoimento para o detetive particular. Geralmente, perguntas indiretas é a melhor solução.

3. Agir com cautela em técnicas de disfarce e infiltração

O disfarce e a infiltração são uma das técnicas mais utilizadas em uma investigação e pode ser uma das missões mais difíceis para quem é investigador. Podemos ver isso diariamente em reportagens especiais, como por exemplo, do Conexão Repórter, exibido no SBT e apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, onde a pessoa contratada se infiltra no local com uma câmera escondida e equipagem de escuta. Sendo assim, para que as chances de ser descoberto sejam nulas, é preciso ser cauteloso.

Vale ressaltar que trabalhar em conjunto com a tecnologia e equipamentos de última geração é essencial para uma investigação de sucesso, principalmente para obter provas. Em alguns casos, elas podem ser usadas para fins judiciais.

E aí, gostou de saber sobre as principais técnicas utilizadas em uma investigação? Você já identificou alguma delas, seja em um programa ou série de televisão? Conta pra gente aqui nos comentários.

Aproveite e leia: O mistério por trás da Investigação Particular