LGBT, O que é LGBT? Conheça um pouco mais sobre essa comunidade

O que é LGBT? Conheça um pouco mais sobre essa comunidade

 

A antiga sigla GLS, que representava gays, lésbicas e simpatizantes, foi alterada em 2008, no Brasil, para LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.

A nova abreviação tem o intuito de promover a diversidade de gêneros e representar indivíduos marginalizados pela sociedade.

LGBT e suas variações

Além da sigla LGBT, há quem prefira incluir o “Q” de “queer” (LGBTQ+) para designar pessoas que vão contra as normas estabelecidas pela sociedade, pontuando sua individualidade e afirmando identidades não binárias, ou seja, classificando-se como homem ou mulher. Outra variação do termo inclui o “I” de “intersexual”, que representa pessoas que possuem características masculinas e femininas e não permitem que elas sejam distintamente identificadas como homem ou como mulher. Também há a sigla LGBTTTQQIAA que inclui ainda mais gêneros: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, two spirits (dois espíritos), queer, questioning, intersexuais, assexuais e aliados.

LGBT e seus direitos

Nos últimos anos, a igualdade de direitos entre casais homossexuais e heterossexuais tem avançado bastante. Entre eles, podemos citar: o reconhecimento das uniões homossexuais, a conquista dos direitos previdenciários, o combate à discriminação e o reconhecimento jurídico da redesignação sexual. Além disso, o combate à homofobia vem ganhando espaço judicial, elevando a legislação brasileira ao nível de alguns países europeus no que diz respeito aos direitos LGBT.

Fontes:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL597188-5606,00-MUDANCA+DE+SIGLA+DE+GLBT+PARA+LGBT+DIVIDE+COMUNIDADE+GAY.htmlhttp://www.ce

https://pt.wikipedia.org/wiki/LGBT

https://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2016/08/blogs/cotidiano/questao_de_genero/380182-os-conceitos-de-ser-queer.html

https://medium.com/@pinkads/o-que-significa-a-sigla-lgbtq-e-quais-s%C3%A3o-as-outras-siglas-utilizadas-e3db6ec5181f

https://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_LGBT_no_Brasil