O que faz um detetive particular?

O que faz um detetive particular?

A profissão de detetive particular ainda é um tabu para muitos. Isso ocorre porque poucas pessoas tem conhecimento sobre as atividades que são exercidas pelo profissional da área. Mas saiba que assim como é retratado em filmes e seriados de TV, na vida real o trabalho do detetive particular não é diferente.

Embora ainda existam algumas dúvidas frequentes em relação a temática, o serviço de um detetive particular está sempre em constante inovação, sendo a melhor opção para quem procura respostas rápidas e com descrição. Se você chegou até aqui, certamente já pensou na possibilidade de contratar um investigador, não é mesmo? Pensando nisso, criamos esse artigo para ajuda-lo a entender melhor o que faz um detetive particular.

Afinal, qual a função de um detetive particular?

A função do detetive particular consiste em realizar investigações na área familiar, conjugal ou até mesmo empresarial. De início, o investigador analisa cada caso individualmente, afim de saber em qual você se encaixa e planejar as estratégias ideais. Em seguida, ele coleta o máximo de informações necessárias para dar andamento a parte prática da investigação.

O que é essencial para o processo investigativo?

Primeiramente, é fundamental que o detetive tenha experiência e utilize técnicas específicas para finalizar o processo investigativo com total sigilo.

O que faz um detetive particular?

A infiltração é apenas um dos exemplos que fazem parte do dia-a-dia do investigador, onde ele usa seu disfarce para lidar diretamente com a pessoa investigada e desvendar os fatos com mais facilidade.

Além disso, há tecnologias que auxiliam o detetive particular e são essenciais em qualquer caso.

Agências que atuam com materiais de última geração são as mais indicadas, pois possuem desde micro câmeras, até aparelhos como caneta gravadora de áudio e vídeo, escuta através de paredes, escuta ambiente sem limite de distância, rastreadores, entre outros equipamentos modernizados que ajudam o detetive a conseguir provas sem levantar suspeitas.

Como o detetive particular finalizar a investigação?

Seguindo as normas estabelecidas no contrato entre a empresa e o cliente, no resultado final da investigação, o detetive deve entregar um relatório completo e detalhado de tudo que foi descoberto. Junto a ele, as provas obtidas por meio de fotos, áudio ou filmagens. Contudo, o que muita gente não sabe e pensa ser proibido por lei, é que se necessário, as provas recolhidas podem ser usadas em processos judiciais.

A profissão de detetive particular é regulamentada no Brasil?

Essa é uma pergunta recorrente. E sim, a profissão de detetive particular (ou detetive profissional) é regulamentada no Brasil desde abril de 2017 pela Lei nº 13.432/2017. O artigo determina que entre as funções do detetive, está a de esclarecer assuntos de interesse privado do contratante, contanto que não sejam de natureza criminal sem autorização, podendo atuar em todo território nacional na defesa dos direitos que lhe foram confiados.

Agora que você já sabe o que faz um detetive particular, não tenha receio em relação à segurança e profissionalismo de uma agência especializada em investigações.

Aproveite e leia também: INVESTIGAÇÃO FAMILIAR: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER