Vamos imaginar a seguinte situação. Você está solteiro (a) e, por indicação de amigos, começa a utilizar alguns apps de relacionamento conhecidos como Tinder, Badoo e Happn.
Depois de cadastrar seu perfil, inserindo seus dados pessoais e listando suas preferências, você está liberado (a) para navegar à vontade pela plataforma e encontrar perfis que combinem com o seu. Assim que surge um “match”, você tem a chance de conversar com a pessoa por mensagens e marcar um encontro.
O perigo não está somente na ideia de encontrar alguém desconhecido, em um lugar mais reservado, para que vocês possam se conhecer melhor. A ameaça à sua segurança pode estar em mais de um ponto.
Veja a seguir:
Roubo de dados
Primeiro, sempre que você faz cadastro em alguma plataforma digital, pode correr o risco de cair no sistema de um hacker e ter seus dados clonados, além da obtenção do acesso a todo o conteúdo do seu smartphone: fotos, vídeos, login e senha dos aplicativos instalados, GPS e todo tipo de informação sigilosa. Por isso, cuidado ao clicar em links estranhos ou preencher formulários com seus dados, sem saber para o que são.
Golpes
Você pode acabar caindo nas mãos de golpistas que te enrolem com perfis falsos e levem você a fazer coisas “por vontade própria”, como depositar dinheiro em uma conta desconhecida ou, até mesmo, fazer compras em seu nome para outra pessoa. Sempre desconfie!
Risco à sua integridade física
O fato de encontrar alguém que – se for real – é um completo desconhecido, pode ser um grande perigo à sua segurança física, podendo envolver abuso, assalto, sequestro ou qualquer outra experiência de trauma. Se você estiver decidido (a) a encarar um encontro às cegas dê preferência a locais públicos e bem movimentados, para recorrer à ajuda de outras pessoas caso seja necessário.
O vazamento de dados de softwares famosos não é algo inimaginável, pelo contrário, já aconteceram algumas vezes. O próprio Tinder passou por uma falha de segurança em 2017, quando um hacker expôs mais de 40 mil fotos de usuários. Fora isso, a maioria dos aplicativos, incluindo os apps de relacionamento, possuem registros de todas as atividades de seus usuários em suas plataformas e, também, em outras como redes sociais. Lembram-se do caso do Facebook, que repercutiu no mundo todo?
Não é à toa que há uma nova Política de Proteção de Dados. Veja o que diz a nova Lei.
Como se prevenir dos riscos de apps de relacionamento?
Sabemos que, apesar de todas as ameaças dos apps de relacionamento, – e de outros aplicativos, no geral – as pessoas não deixarão de usá-los para se relacionarem, mas é possível tomar algumas atitudes para se proteger contra isso:
1. Use apenas redes seguras e privadas
Ao se conectar à internet, para baixar qualquer tipo de aplicativo ou acessar algum site, evite usar redes públicas ou WiFi aberto. Isso dificulta a ação dos hackers no roubo de informações.
2. Instale sistemas antivírus
Assim como em desktop, há inúmeros sistemas antifraudes e antivírus disponíveis para smartphones. Não subestime a necessidade deles!
3. Mantenha os dois pés atrás com estranhos
Você pode até achar que conhece alguém, depois de trocar diversas mensagens e criar uma certa intimidade, mas nunca caia no erro de revelar informações pessoais, seus perfis em outras redes e, muito menos, contas bancárias ou dados de seus cartões de crédito.
4. Conte com a ajuda de profissionais para uma rápida investigação
Você quer encontrar alguém que conheceu pelos apps de relacionamento, mas tem receio? Entre com contato com a gente agora. Temos todos os recursos para pesquisar sobre a pessoa com quem você anda falando. Ela não ficará sabendo e você terá a segurança que precisa para ir ao seu encontro.
Aproveite para deixar seu comentário sobre esse assunto. Você já encontrou uma pessoa que conheceu por aplicativo? Teve algum medo? Como foi a experiência? Queremos saber!