Depressão pode levar ao uso de drogas. Proteja seu filho contra isso.

Depressão pode levar ao uso de drogas. Proteja seu filho contra isso.

De acordo com diversos estudos, a hipótese de que a depressão e o uso de drogas andam juntos é real. No caso dos adolescentes, o fenômeno é muito mais frequente do que se imagina, afinal, é uma fase de grandes mudanças e autoconhecimento. Entre outros fatores, a depressão pode levar ao uso de drogas.

Saiba como ficar atento aos indícios e proteger seu filho contra problemas relacionados a isso.

Depressão na adolescência

Um em cada cinco jovens, entre 12 e 18 anos, enfrentam a doença que, há algum tempo atrás, parecia ser coisa de adulto, a depressão.

Com o passar do tempo, as formas de diagnótico foram aperfeiçoadas o que facilitou muito a identificação do quadro. Apesar disso, os dados ainda mostram que um em cada três médicos não detectam a doença e, como consequência, os adolescentes passam pela fase sem um tratamento adequado (o que é muito perigoso!).

A responsabilidade de ficar atento não deve ser apenas do pediatra, mas também dos colegas e, principalmente, dos pais.

O que dizem os estudos sobre o consumo de drogas entre adolescentes

Levantamentos epidemiológicos (que analisam a saúde da população) sobre o consumo de álcool e outras drogas por jovens, apontam que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia o uso. E, entre os principais fatores que desencadeiam o uso de drogas por adolescentes estão as emoções relcionadas a intenso sofrimento psíquico, como: culpa, ansiedade exagerada, depressão e baixa autoestima.

Nós já falamos quais são os principais prejuízos do consumo dessas substâncias aqui.

Como os pais devem agir para frente à depressão associada ao uso de drogas

“Família é tudo”. Nesta situação então, ainda mais. O sistema familiar é de extrema importância para intervir e ajudar o jovem que precisa de tratamento ou que está se encaminhando para o uso de drogas.

Por mais difícil que seja encarar a real condição do filho, os pais precisam estar cientes sobre os riscos de suicídio, síndrome de abstinência grave, intoxicação grave e abuso sexual.

Por que contratar um detetive particular para investigar seu filho

Como precaução ou, até mesmo, confirmação das suspeitas de que a depressão pode levar ao uso de drogas, os pais podem contar com a ajuda de um detetive particular para investigar o jovem.

A cautela e a discrição do profissional permitem uma investigação eficiente sem que o adolescente desconfie de que está sendo monitorado.

A intenção aqui, de forma alguma, é invasão de privacidade, mas prevenir uma situação que pode ser extremamente perigosa para os jovens nessa idade.

Você está desconfiado de que seu filho esteja passando por isso? Estamos à disposição para ajudar.

 

Referências:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600009

https://saude.abril.com.br/familia/depressao-na-adolescencia-e-coisa-seria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *