Efeitos do isolamento: como evitar divórcio na pandemia?

Efeitos do isolamento: como evitar divórcio na pandemia?

O distanciamento social acabou sendo motivo de uma série de acontecimentos: muito mais tempo dentro de casa, aumento da convivência familiar, aumento do nível de estresse – por confinamento –, aumento de discussões entre casais e, por consequência disso tudo, maior número dos pedidos de divórcio na pandemia.

A verdade é que conviver na mesma casa, 24 horas por dia, evidencia conflitos. Principalmente, quando já não há mais sintonia entre o casal e ambos mantém o relacionamento apenas por comodismo.

Decidir-se pela separação já é um processo um tanto quanto difícil, imagine pedir o divórcio na pandemia. Dificilmente, seria possível uma ordem judicial que determinasse que uma das pessoas saísse de casa nesse momento. Até porque o Estado é o maior interessado em manter as pessoas e isolamento para que o vírus não se propague e, se não for uma situação grave de abuso, nada feito.

Recorde de divórcio após a quarentena

A China, primeiro país a lidar com casos de Coronavírus, já começa a mostrar indícios dos efeitos do isolamento. Apesar da vida, por lá, já estar voltando ao normal, o número de pedidos de divórcio subiu significativamente; segundo o The Global Times.

Apesar desse aumento estar intimamente ligado à pandemia, é preciso analisar outros fatores que também podem ter contribuído para isso, como o fato dos cartórios terem permanecido fechados durante um período e haver uma demanda reprimida.

Violência contra mulheres

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FSBP), em parceria com a empresa de pesquisas Decode Pulse, fez um levantamento na internet de relatos de terceiros sobre brigas de casais. E o resultado é de se espantar: houve um aumento de 431% desde o início da quarentena.

O estudo também verificou que há maior dificuldade em denunciar os agressores pelo fato de as vítimas estarem confinadas em casa com eles. Sendo que a denúncia precisa ser feita por meio do registro de um boletim de ocorrência, normalmente, de forma presencial.

Na situação atual, a melhor maneira é pedir ajuda pelo telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar será enviada até o local. Ou pelo telefone 180, que é a central Disque-Denúncia, disponível 24 horas, sendo que a denúncia é anônima e gratuita.

Por fim, sabemos que muitas vezes é impossível impedir um fenômeno com efeito cascata. Mas, com exceção de casos extremos como agressão (seja física ou psicológica), o melhor a se fazer para evitar discussões, brigas e decisões de divórcio na pandemia, é tentar manter a calma, priorizar o diálogo de cabeça fresca, dividir as tarefas domésticas e manter um rotina de atividades físicas (da maneira que for possível). E, claro, continuar acreditando que tudo vai passar!

 

Compartilhe
  • Gostaria de localizar minha esposa, pra tentar uma reconciliação, ela saiu de casa e já pediu divórcio litigioso… tenho dois filhos um de 12 anos e um de 22 anos…foi ciúmes meu para com ela

    • Olá, Valdir.
      Estamos prontos para te ajudar na localização da sua esposa. Por favor, entre em contato com a gente por WhatsApp (11) 95909-6126. De qualquer forma, tentaremos falar com você por e-mail, ok? Assim, conversamos com calma para resolver o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *