Golpe em plano de saúde? 5 recomendações

Golpe em plano de saúde? 5 recomendações

A saúde é um de nossos bens mais valiosos, e isso ficou ainda mais evidente com o surgimento da pandemia de Covid-19. Zelar pelo nosso bem-estar e pelo dos outros passou a ser não somente questão de bom senso, mas de sobrevivência. Infelizmente, existem pessoas que se aproveitam de momentos de crise sanitária para tirar vantagem e até prejudicar terceiros. Com a aprovação da telemedicina em 2020, os casos de golpe em plano de saúde aumentaram consideravelmente.

A seguir, confira os tipos de golpes mais comuns, como preveni-los e o que fazer caso a fraude já tenha ocorrido.

Beneficiário: todo cuidado é pouco ao contratar um convênio!

Contratar um plano de saúde pode se tornar uma grande dor de cabeça se você, como beneficiário, cair na conversa de falsos corretores que vendem um serviço inexistente ou ainda criam um cadastro com dados falsos – como idade abaixo da real, por exemplo. Os infratores fazem isso para que os valores fiquem mais baixos e atrativos para os beneficiários, dessa maneira, realizam mais vendas.

Os beneficiários só vão descobrir que foram passados para trás durante uma consulta, quando o atendente vê que as características da pessoa não correspondem às descritas no cadastro e, assim, suspendem o convênio. Os idosos são os alvos preferidos desse tipo de golpe, que pode ter consequências muito sérias.

Por esse e outros motivos, todo cuidado é pouco na hora da contratação desse tipo de serviço. Ao escolher um plano de saúde, siga as seguintes recomendações:

  1. Procure sempre contratar os serviços de um corretor que seja da própria empresa a ser contratada;
  2. Verifique se os dados da empresa realmente existem e solicite o número de registro da operadora na ANS;
  3. Não realize pagamentos adiantados nem diretamente ao corretor do convênio;
  4. Solicite um número de protocolo da contratação e o confirme junto à operadora;
  5. Não realize nenhum pagamento referente a taxas de adesão ou renovação; elas são consideradas ilegais.

Leia também: Fui vítima de golpe! E agora?

Fraudes que costumam lesar os provedores de serviços de saúde

Os golpes em convênios não costumam prejudicar somente os usuários de planos de saúde, as empresas que oferecem esse tipo de serviço perdem muito dinheiro todos os anos com golpe em plano de saúde.

É comum, por exemplo, que uma pessoa se passe pelo cliente – na maior parte dos casos com o consentimento dele − para fazer uso dos serviços de saúde, sem precisar pagar por eles. Essa prática intensificou-se após a autorização da telemedicina no Brasil, utilizada especialmente para atender à distância o paciente com suspeita de Corona vírus.

Outras formas de fraude que costumam afetar essas empresas são:

  1. Emissão de duas notas fiscais: solicitar ao médico que emita duas notas diferentes, para conseguir reembolso total do valor da consulta;
  2. Emissão de dois recibos para uma consulta: alguns planos têm um valor limite a cobrir por consulta. Acima desse valor, o usuário banca o excedente. Por isso, é comum que alguns pacientes solicitem ao médico recibos com datas diferentes, quando na realidade passaram por apenas uma consulta.
  3. Alterar o valor de reembolso: o médico oferece ao paciente um recibo com valor superior àquele da consulta, assim o usuário recebe uma quantia maior do que aquela que foi paga.
  4. Criação de PJ para usar plano empresarial: famílias que abrem empresas de fachada, de modo a conseguir um plano empresarial coletivo.
  5. Fraude entre médico e laboratório/fornecedor: alguns médicos pedem ao paciente que compre medicamente ou produtos ─ próteses, equipamentos ortopédicos, etc ─ específicos de um laboratório ou fornecedor, de modo que recebam comissão pelo valor cobrado pela empresa, geralmente superfaturado. Muitas vezes, as despesas acabam sendo bancadas pelo próprio plano de saúde.

Levei um golpe desses e não sei o que fazer!

Não é fácil administrar as consequências de um golpe em plano de saúde. As empresas que prestam esse serviço podem ser afetadas severamente nas finanças, enquanto usuários podem ter o serviço suspenso, além de sofrerem danos morais ou até mesmo sanções legais –visto que nem sempre se pode provar que não foi cúmplice do falso corretor.

Por isso, sendo você beneficiário ou empresa de plano de saúde, tome cuidado para evitar cair nesse tipo de enrascada. Nem sempre é possível reverter o prejuízo.

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