Trabalhar fora e ter que deixar uma criança com alguém que não faz parte do seu convívio familiar é uma preocupação constante. Por mais confiança que os pais tenham nas cuidadoras que escolheram, é bom sempre ficar em alerta para não ser um dos tristes casos em que seu filho é maltratado pela babá.
Na maioria das vezes em que isso acontece, a criança apresenta comportamento estranho e sinais visíveis de maus tratos.
Se a criança já tem idade para se comunicar, mas não fala sobre o assunto, é porque ela pode ter medo ou se sentir envergonhada. Em caso de silêncio, é preciso ficar de olhos bem abertos para indícios como:
Mudança repentina de comportamento
Ninguém conhece seu filho melhor do que você, então não é difícil perceber, por exemplo, alterações de humor que ele passa a ter com frequência. Principalmente, na presença da profissional que pode estar gerando essa angústia.
Se a criança, de repente, se mostra introspectiva ou ansiosa na frente da babá, talvez seja o momento de você repensar a contratação, afinal, crianças são autênticas aos seus sentimentos e sabem demonstrar quando algo lhes desagrada.
Outra questão é a negligência. A babá precisa estar sempre atenta às necessidades da criança e a observar até mesmo dormindo. Machucados constantes em acidentes fáceis de serem evitados podem indicar a falta de cuidado.
Alteração no sono
Qualquer coisa que estiver deixando a criança mais agitada pode prejudicar o sono. Ainda mais quando ocorrem despertares noturnos seguidos de crises de choro.
Marcas no corpo
O aparecimento de hematomas e arranhões pode ser normal, mas também pode significar algo mais sério. Se for muito constante pode, sim, querer dizer que seu filho é maltratado pela babá.
Falta ou excesso de apetite
A alimentação está ligada às emoções da criança, então, caso ela esteja triste ou com medo, normalmente, suas rotinas alimentares mudam. Ou ela para de comer ou ela come exageradamente devido à ansiedade. É bom ficar atento como a criança reage ao ser alimentada. Ela também pode estar sendo forçada a comer, se apresentar choro excessivo.
Além desses sinais, você também pode perceber outras coisas que indicam que seu filho é maltratado pela babá ou por outra pessoa que cuide dele, como: má higiene, agressividade e rebeldia, falta de interesse pelas atividades corriqueiras e busca desesperada por afeto.
Lembre-se de que, nem sempre, há agressão física ou falta de cuidados, mas agressão verbal e moral que afetam a criança da mesma forma.
Então, se você reconheceu os indícios, certifique-se de que esse é o caso antes de tomar qualquer atitude. Veja como um detetive particular atua nesse tipo de investigação e acabe com todas as suspeitas. A saúde e a segurança de seu filho são mais importantes que tudo.
Fontes:
https://soumamae.com.br/aprenda-ver-os-sinais-crianca-esta-sendo-maltratada/
http://www.servicerh.com.br/como-saber-se-a-baba-esta-cuidando-bem-de-seu-filho/