Existe diferença entre homens e mulheres ao trair?

Existe diferença entre homens e mulheres ao trair?

“Homens traem por fatores genéticos e por impulso. Mulheres, por insatisfação no relacionamento”.  Até pouco tempo atrás, esse era o consenso entre psicólogos e estudiosos das relações interpessoais. Também era comum acreditar que homens traíam mais do que mulheres. Só que o comportamento humano costuma mudar conforme a sociedade se transforma, assim como o próprio conceito de traição. De algumas décadas para cá, muita coisa mudou, a tecnologia avançou e as formas de se relacionar sofreram uma reviravolta. Então, se você tem curiosidade sobre a diferença entre homens e mulheres ao trair e quer saber como identificar os sinais, continue a leitura deste artigo!

Quem trai mais: homem ou mulher?

Para o homem, trair nem sempre é questão de insatisfação, mas de oportunidade: assim pensa Laís Ranna, vice-presidente de operações do Ohhtel, rede social de encontros para pessoas casadas. Para Laís, grande parte dos homens pode estar feliz no relacionamento, mas se a oportunidade de sexo surgir, eles não vacilam e, sequer, consideram essas “escapadas” traição.

Já a mulher costuma embarcar numa relação extraconjugal quando as coisas não vão bem em casa. Essa diferença, no entanto, diz mais sobre a cultura da sociedade do que sobre a natureza dos gêneros masculino ou feminino. No decorrer da história, o homem esteve mais propenso a trair justamente por ter uma vida social, trabalhar fora, enquanto a mulher ficava em casa, cuidando dos filhos. Atualmente, com mais autonomia financeira, social e sexual, a mulher passou a se aventurar com mais frequência fora do relacionamento. Essa transformação acompanha, inclusive, a evolução tecnológica: em 2016, por exemplo, a pesquisa Mosaico 2.0 mostrou que, no Brasil, os homens de fato traem mais do que as mulheres: 50,5% contra 30%,2%. Já em 2018, o site de relacionamentos extraconjugais Ashley Madison confirmou que a maior parte de seus usuários é do sexo feminino: a cada 1,9 perfil feminino, um é masculino.

Diferenças durante a traição

Quanto ao comportamento do parceiro infiel, um ponto parece ser unânime, tanto entre estudiosos quanto entre detetives conjugais: o homem é menos discreto quando trai. A mulher, em geral, é mais cautelosa, até mesmo porque a sociedade costuma ter menos tolerância à mulher adúltera do que ao homem adúltero.

Além de ficarem mais “avoados”, os homens costumam manifestar algumas mudanças de comportamento repentinas, que pode variar do tipo de roupa que usa até a música que ouve. Não é incomum, por exemplo que aquele marido cujas roupas sempre foram compradas pela esposa agora decida renovar o guarda-roupa por conta própria. Também podem demonstrar comportamentos conflitantes, como menor tolerância aos gastos domésticos e, ao mesmo tempo, gastos inesperados com pequenos presentes para a esposa. Já as mulheres podem se sentir mais confiantes quando traem e até mesmo reacenderem a vida sexual no casamento. Os encontros com as “amigas” ficam bem mais frequentes e a pessoa fica mais atenta. É menos provável encontrar vestígios de uma mulher infiel nas redes sociais e no Whatsapp, por exemplo, do que de um homem que esteja traindo. A mulher sabe cobrir melhor seus rastros!

Tanto homens quanto mulheres se mostram mais vaidosos, costumam se encontrar com os amantes no horário do almoço ou logo após o trabalho. Os motéis são os locais de encontro mais comuns para ambos os sexos.

Como o detetive usa essa diferença a seu favor na investigação?

Conhecer as manifestações do comportamento humano e utilizá-las a seu favor é qualidade fundamental de um bom detetive. Um investigador experiente sabe identificar a diferença entre homens e mulheres ao trair e organizar seu método de investigação com base nesses dados.

Se você desconfia de que seu parceiro ou sua parceira esteja traindo, mas a pessoa foge ou fica irritada quando você tenta conversar sobre o assunto, talvez seja a hora de contar com um profissional. Entre em contato conosco para saber como podemos resolver o seu caso de maneira totalmente legal e eficiente.

Leia também: Como descobrir uma traição. Atente-se a 3 sinais.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *