motivos para traição, Saiba quais são os 5 principais motivos para traição

Saiba quais são os 5 principais motivos para traição

 

A infidelidade é e sempre foi um assunto polêmico. As opiniões são muito divergentes, mas a ciência estuda esse tipo de comportamento para tentar explicar os reais motivos para uma traição.

Antes de listarmos as principais razões, veja alguns dados interessantes sobre quem trai nos relacionamentos amorosos.

O que os estudos dizem sobre traição

Artigos do European Journal of Personality indicam que as pessoas que possuem características neuróticas e narcisistas e são desprovidas de traços de honestidade têm mais propensão à infidelidade.

Outro dado interessante que foi levantado pela psicóloga especialista em relacionamentos, Ana Maria Zampieri, diz que, mais cedo ou mais tarde, uma média de 60% dos casais passam por uma crise que resultam em uma traição por um dos lados ou até dos dois.

Tudo indica que a traição se torna um comportamento contínuo. Segundo um  estudo do Archives of Sexual Behavior, em avaliação aos participantes da pesquisa, parceiros que já haviam sido infiéis uma vez, tinham três vezes mais chances de serem infieis novamente.

E não para por aí. Há inúmeras análises sobre motivos para traição, mas a verdade é que ninguém se convence das razões que tentam justificar tal fato.

Motivos que levam à traição

Relacionamentos amorosos são complicados e mantê-los saudáveis com o passar do tempo é um grande desafio. Entre as principais causas que levam à infidelidade estão:

Autoafirmação

Para quem está com baixa autoestima, sentir-se o alvo do desejo de alguém é uma verdadeira massagem no ego. Resultado? A necessidade de autoafirmação por meio da traição.

Desinteresse

Quando a relação cai numa rotina entendiante é preciso resgatar o entusiasmo do casal, caso contrário, é um caminho sem volta. A perda na qualidade da relação pode causar o desinteresse pelo outro e a procura, em outra pessoa, pelo que falta.

Impulso

Agir por impulso, normalmente, acaba em arrependimento. Pessoas instáveis e emocionalmente imaturas costumam ceder à pressão dos amigos ou da situação.

Traumas

Há pessoas que traem porque vivenciaram algum tipo de traição na infância, como por exemplo dos pais, e praticam o mesmo comportamento na fase adulta. É um processo inconsciente.

Vingança

Dar o troco em quem traiu primeiro ou como forma de mostrar desgosto a uma atitude do par é um dos principais motivos para traição. Aquela velha história de “pagar com a mesma moeda” e não sair por baixo. Mas a verdade é que, apesar de haver uma lista inteira de motivos, nada disso confirma de que a infidelidade irá acontecer. O importante é tentar consertar as coisas antes que qualquer atitude desrespeitosa aconteça e interfira de vez na vida do casal.

Ter uma conversa franca e buscar terapia pode ser uma boa ajuda.

Leia também: 3 sinais de que seu parceiro pode estar te traindo

5 sinais para saber se seu relacionamento pode estar desgastado

 

Referências:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/sexo/o-que-leva-a-traicao-descubra-os-principais-motivos,aa5233de42e09310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/per.520

https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/por-que-as-pessoas-traem/

https://www.uol.com.br/vivabem/listas/alta-fidelidade-o-que-a-ciencia-diz-sobre-traicao.htm