Como saber se uma pessoa está mentindo? Veja o que dizem os especialistas.

Como saber se uma pessoa está mentindo? Veja o que dizem os especialistas.

A confiança é fundamental para se manter uma relação saudável. Isso todo mundo sabe. Mas, muitas vezes, a grande incidência de pequenas omissões e mentiras ou a descoberta de uma mentira muito relevante pode acabar com relacionamentos, até então incrivelmente sólidos. A questão é: como saber se uma pessoa está mentindo? Continue lendo e veja que a atenção a alguns sinais podem te ajudar a descobrir.

Mas o que os especialistas dizem sobre pessoas que mentem?

Muitos psicólogos afirmam que a mentira, geralmente, não está associada à índole de quem mente, mas à causa que o levou a mentir. Entre os principais motivos, podemos citar:

Autodefesa

Nesse caso, a mentira funciona como um mecanismo de proteção contra algum tipo de insegurança emocional, como por exemplo: baixa autoestima, depressão e ansiedade.

Medo do confronto

Mentir também serve como uma espécie de fuga de um problema, ao menos, de forma provisória. E isso acaba se tornando cada vez mais frequente quando alguém quer evitar algum tipo de situação, por medo de enfrentá-la.

Necessidade de inclusão em um grupo

Pessoas inseguras e com déficits emocionais acabam fazendo da mentira “um passe livre” para fazerem parte de algo.

Controle da situação

Normalmente, pessoas controladoras e manipuladoras fazem da mentira um artifício para conseguirem o que querem.

 

É claro que também há pessoas que mentem, porque possuem um problema patológico, mas não vem ao caso aqui.

 

4 sinais que ajudarão você a saber se a pessoa está mentindo

Já ter mentido anteriormente

Você já pegou várias mentiras e deu uma nova chance? Então, observe o comportamento do parceiro para ver se ele, realmente, mudou. Muitas pessoas continuam a mentir.

Aproveite e leia: O que é microtraição e como saber se ela faz parte do seu relacionamento? 

Entrar em contradição

Se a mentira não for bem elaborada, a chance de dizer coisas diferentes a cada vez que se conta a mesma história é grande. Então, você pode acabar notando algo estranho quando houver contradições ou mais de uma versão da mesma conversa.

Desconforto sobre determinado assunto

Se o assunto for relacionado a alguma mentira, é quase certeza de que a pessoa mostrará certa dificuldade em manter a conversa. Nesse caso, você até poderá perceber determinadas expressões faciais e corporais que comprometam o incômodo. Isso também inclui a falta de clareza nas respostas às suas perguntas e detalhes pouco críveis.

 

A verdade é que há mentirosos muito espertos para serem descobertos, mas a possibilidade de você uma hora ou outra descobrir existe e pode gerar uma decepção afetiva. Por isso, fique atento aos sinais e sempre que precisar, conte com a ajuda de um profissional.

Como um detetive particular atua na descoberta de mentiras

Faz parte do trabalho do investigador colher todo tipo de informação sobre a pessoa investigada, como fotos, vídeos, informações sobre a rotina, lugares frequentados e tudo que componha um dossiê completo, para que ele solucione as suspeitas de seu cliente. Se isso envolver mentiras, com certeza, o detetive particular descobrirá todos os detalhes encobertos em pouco tempo. Então, se você tiver receio de investigar por conta própria e ser descoberto, deixe com a gente. Fale conosco agora mesmo e veja como podemos te ajudar.

Leia também: O que faz um detetive particular?

Compartilhe
  • Boa noite, só gostaria de saber o custo, período e o modo de como trabalham…seria caso de possível infidelidade. obrigado.

    • Oi, José. Nós podemos te passar todas essas informações antes que você decida dar andamento a essa investigação, mas vamos conversar com mais calma pelo WhatsApp? Segue nosso número: (11) 95909-6126. Aguardamos seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *