O que é microtraição e como saber se ela faz parte do seu relacionamento

O que é microtraição e como saber se ela faz parte do seu relacionamento

Todo termo com “micro” em sua composição sugere algo mínimo, pequeno, ínfimo. Mas quando se trata de relacionamentos até mesmo os mínimos motivos podem se tornar algo grande e definitivo. Por isso, leia essa matéria e entenda melhor o que é microtraição e como ela pode afetar sua relação.

Já é comprovado em diversos estudos que a infidelidade evoluiu à medida que o nosso envolvimento com a internet (e suas mil possibilidades) aumentou. Se antes já haviam formas de “driblar” o (a) parceiro (a) para flertar com alguém, agora então, as coisas ficaram infinitamente mais fáceis. A lista de aplicativos que permite o contato com outras pessoas é imensa e, as maneiras de se esconder os indícios, também.

Mas, afinal, o que se caracteriza como microtraição? É qualquer ação ou comportamento de alguém dentro de um relacionamento, que indique o envolvimento emocional ou físico com outra pessoa. Pensando bem, não foge da definição de traição, mas, neste caso, estamos falando de algo em menor proporção. Pequenas ações que podem parecer comuns, sem malícia, mas que na verdade são uma ameaça à estabilidade da relação.

Quais são os indícios da microtraição?

Isso pode ser muito relativo, já que tudo vai depender da real intenção da pessoa ao mandar uma mensagem, curtir uma foto ou fazer uma nova amizade pela internet.

Aqui, vamos dar alguns exemplos práticos de situações que podem ser consideradas microtraição e, na maioria das vezes, realmente são.

Criar ou manter um perfil em aplicativos de relacionamento

Que outro motivo teria alguém para se manter ativo em um app, que tem como finalidade conectar pessoas para possíveis encontros? Se o casal é monogâmico e as regras sobre infidelidade são bem claras, não há espaço para mais ninguém. Mesmo que essa terceira relação não saia da internet.

Aproveite e leia: Quebrando o tabu: traição virtual

Salvar contatos com nomes fictícios

Se não for para preparar uma surpresa para o (a) parceiro (a), em que a intenção de se esconder o verdadeiro nome da pessoa que manda mensagens é não estragar os preparativos, então não há desculpas. O fato de “ter que esconder” algo já mostra que a intenção não é das melhoras.

Fazer uma amizade sem que o outro saiba

O problema aqui não é fazer novas amizades. Amigos são importantes e fazem parte da vida de todos. Mas isso muda de figura quando se trata de uma amizade que surgiu às escondidas e é mantida sem o conhecimento do (a) parceiro (a). Se transparência é fundamental em um relacionamento, não dá para guardar segredos desse tipo, por menor e mais inocente que pareça.

Manter contato com o (a) ex

Amizade com o (a) ex pode, sim, existir e não é tão incomum quanto parece. Há muitos casos de casais que terminam e continuam amigos, mesmo já estando em outros relacionamentos. Só que quando esse contato tem alguma chance de causar conflitos na relação atual e, principalmente, é mantido sem que o outro saiba, aí pode ser considerado uma microtraição. Ninguém quer ser enganado, não é mesmo?

Acompanhar o perfil de alguém constantemente

Esse sinal pode passar despercebido. Também pode não indicar que há alguma segunda intenção envolvida; até porque há inúmeros perfis agradáveis e interessantes de se acompanhar. Mas quando esse acompanhamento parece se tornar um hábito, ainda mais em momentos em que o (a) parceiro (a) está distraído com outra coisa ou não está por perto, pode virar um problema.

Todas essas situações são muito subjetivas. Cada relacionamento tem sua própria dinâmica e cabe aos envolvidos saber o que é ou não aceitável para se manter a relação saudável. Mas, dizem os especialistas, que a conversa é sempre o melhor caminho para evitar desentendimentos.

Então, na dúvida sobre o que é microtraição ou apenas uma atitude inofensiva, converse, diga o que sente e ponha tudo em pratos limpos. Seja honesto (a) com a outra pessoa e, mais importante ainda, com você mesmo (a).

Leia também: Como descobrir uma traição? Atente-se a 3 sinais

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *